XVIII CONCURSO REGIONAL DO QUEIJO MINAS ARTESANAL CANASTRA

O concurso foi um sucesso! A disputa foi acirrada e mostrou que nossos produtores de queijo Canastra estão conquistando cada vez mais espaço no mercado, sem perder as características tradicionais e históricas do queijo
O Queijo da Cristina, da Fazenda Palmital de Vargem Bonita, de propriedade de Adriano Cassimiro de Faria e Maria Cristina Costa Faria, levou o primeiro lugar no XVIII Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal Canastra, realizado pela EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais) e apoio da Prefeitura Municipal de Vargem Bonita.
Em 2 º lugar, ficou a fazenda Estrela, de São Roque de Minas, do produtor Aécio de Oliveira, e a 3º posição também foi para São Roque, com a fazenda São Bento Capela Velha, do produtor Guilherme Henrique Silva. O 4º e o 5º Lugares ficaram para os produtores Reinaldo de Faria Costa, da Fazenda Capivara, e Cleuton Soares da Cunha, da Fazenda Diamante, ambas em Vargem Bonita,
Participaram do evento cinco produtores de Vargem Bonita, cinco de Delfinópolis, cinco de São Roque de Minas, dois de Tapiraí, um de Piumhi e um de São João Batista do Glória.
Os responsáveis pela organização do XVIII Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal Canastra foram o extensionista Rondinelli Figueiredo (Emater Vargem Bonita) e chefe do Setor de Agricultura Leonardo Cunha Faria que comemoraram as classificações do município e o sucesso do evento. “O resultado mais importante do evento foi divulgar a importância da regularização das queijarias e incentivar os produtores a produzir queijos de melhor qualidade”, avaliou Rondinelli Figueiredo.
“Nós esperamos que nas próximas edições, mais produtores de Vargem Bonita estejam aptos para participar do concurso, haja vista que, atualmente, a cidade possui seis queijarias regularizadas, dentre elas, três ficaram entre os cinco primeiros colocados, desejamos que essa colocação incentive os outros produtores rurais a regularizar suas queijarias”, afirmou Leonardo Cunha Faria.
Os cinco colocados foram classificados para participar da etapa estadual do concurso que será em BH, em data ainda a ser definida. “Estamos todos muito felizes com o resultado da premiação, nossos produtores nos enchem de orgulho com o comprometimento pela qualidade da produção”, comemorou o prefeito Samuel Alves de Matos.
Resultado XVIII Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal Canastra
1º Lugar - Fazenda Palmital - Vargem Bonita – Adriano Cassimiro de Faria
2 º Lugar - Fazenda Estrela – São Roque de Minas – Aécio de Oliveira
3º Lugar - Fazenda São Bento Capela Velha – São Roque de Minas – Guilherme Henrique Silva
4º Lugar Fazenda Capivara – Vargem Bonita – Reinaldo de Faria Costa
5º Lugar Fazenda Diamante – Vargem Bonita – Cleuton Soares da Cunha.

Clique aqui e veja mais fotos do evento.