Grupo de Balé se apresenta em Vargem Bonita

A Prefeitura Municipal de Vargem Bonita promoveu no último fim de semana, na praça Domingos Soares Vilela, uma apresentação das alunas das oficinas de balé oferecidas no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do município. A apresentação de balé reuniu alunas, famílias e comunidade para assistir as meninas que fizeram seis apresentações.

A prefeitura está realizando uma importante ação social no município oferecendo semanalmente aulas de: balé, karatê, informática, música (violão e canto) e artesanato. São atividades para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Desde o início deste ano, já foram atendidas 218 pessoas. “O objetivo da prefeitura é melhorar a qualidade de vida das pessoas, as oficinas ajudam a oferecer atividades de lazer, esporte e educação e principalmente, ajudam a fortalecer as relações de amizade e convívio”, ressaltou o prefeito Samuel Alves de Matos.

As oficinas fazem parte do atendimento oferecido através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que integra o conjunto de serviços do SUAS. "As oficinas são encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias ou seus representantes”, explicou a secretária de Assistência Social Juliana Resende.

A professora responsável pelo espetáculo, Fernanda Kássia Mendonça, é formada em Educação Física e em mentoria como professora de ballet e ministra aulas em Vargem Bonita e no distrito de Campinópolis. “O evento foi muito importante para nós, além de demonstrar para a sociedade o trabalho que vem sendo feito nas oficinas, para as crianças é uma forma de aprendizado, de disciplina, organização, controle emocional e realização de sonhos tanto das alunas como das mães”, avaliou a professora.

Cerca de 30 crianças participaram das apresentações. Durante o evento, o grupo de alunas realizou um bingo, cujo valor arrecadado será utilizado para participação do grupo em Workshop de balé.

A aluna Ana Marcela de Castro, de 7 anos, faz aulas de balé, dança e violão e participou da apresentação. Para a mãe dela, Elisângela Castro Gonçalves, as atividades são, de fato, uma oportunidade de aprendizado. “Quando a gente era criança não tinha essa oportunidade, brincava na rua, não tinha tanto aprendizado como é hoje. Isso é importante porque ocupa a criança, tira da televisão do celular, tem mais contato com o mundo”, afirmou Elisangela.

Opinião das famílias:

Várias mães de alunas comentaram sobre a importância das oficinas e da participação na apresentação promovida no fim de semana:

“São momentos únicos na vida dessas crianças! Por isso a importância dessas apresentações, é muito bom ver a alegria dessas bailarinas, cada uma com seu jeitinho delicado de ser! Sem contar o esforço e paciência da professora Fernanda, que conseguiu cativar cada uma delas! Foi tudo muito lindo!” - Luciene Leonel de Morais

“Essas aulas de balé são momentos únicos e estão fazendo uma grande diferença na vidas dessas crianças, você vê no rostinho de cada uma o prazer de estar participando, a empolgação de estar apresentando, todo esse mérito devemos a professora Fernanda, com seu carinho, paciência conquistou não só as crianças, mais os pais também. Foi maravilhoso!” - Edvan Maria da Silva

“Dançar, bailar é alegria e é ser feliz. Ensinar é um dos ofícios mais lindos e enriquecedores para você que dedica sua vida a compartilhar com seus alunos sua paixão e talento, meus parabéns e meu agradecimento!” - Juliana da Silva Costa.

“As aulas de balé está sendo sem dúvida um diferencial na vida não só de minha filha Milena Lima, como de todas as outras crianças, ajudando tanto no desempenho, físico e emocional pós pandemia. A dedicação da professora Fernanda Kássia faz toda diferença! Ansiosa pela próxima Apresentação!” - Daniela Pereira

“Está sendo um sonho de muitas mães em vê-las bailarinas. Está sendo uma oportunidade única Vargem Bonita, com as oficinas do CRAS está proporcionando muitas oportunidades que para nossas crianças e comunidade não tinha. Sou grata a todos os colaboradores das oficinas. E em especial à professora Fernanda que a um tempo mandei mensagem, se tinha vaga para a Camila em cidade vizinha, mas, graças a Deus, com o CRAS de Vargem Bonita pude realizar. Gratidão por se empenhar de coração com nossas crianças” – Ana Lúcia Silva Soares